spot_img
spot_img
27.8 C
Vila Velha

Câmara dos Deputados dedica programação especial ao Dia Internacional da Mulher

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.

Dia-Internacional-da-Mulher-2013-Camara-dos-Deputados-BrasiliaDurante esta semana, a Câmara realizou diversos eventos para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Na terça-feira (5), ocorreu a cerimônia de premiação do 1º Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha, uma iniciativa da Procuradoria da Mulher e da TV Câmara. O evento contou com a participação do presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim. O concurso selecionou cinco produtos audiovisuais com histórias ligadas à aplicação da Lei Maria da Penha, que serão exibidos na TV Câmara.

As reportagens especiais brasileiras inéditas selecionadas foram "Maria Maria", de Fernando Francisco Antunes; "Divas – Vozes Femininas", de Kalyne Almeida; "Uma Lei para Todas", de Ana Patrícia Nassar; "Sílvia", de Guilherme Silva da Cruz; e "Trajetórias Marcadas pela Violência", de Jackeline Soares Lima.

Na quarta-feira (6), durante sessão solene do Congresso pelo Dia Internacional da Mulher, cinco mulheres receberam o prêmio Bertha Lutz. A homenagem é concedida todos os anos a mulheres que tenham contribuído para ampliar a participação feminina na sociedade.

Neste ano, o Bertha Lutz premiou a educadora Adélia Moreira Pessoa; as ativistas pelos direitos das mulheres Amabília Vilaronga de Pinho Almeida e Telma Dias Ayres; a missionária Luzia de Assis Ribeiro Santiago; e a deputada e escritora de obras sobre a emancipação da mulher Jô Moraes.

No mesmo dia, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, recebeu a bancada feminina, que cobrou a criação da Secretaria da Mulher e a manutenção da Procuradoria da Mulher.

Ainda na quarta, a Câmara inaugurou a exposição fotográfica "Somos mulheres e políticas, nós podemos: reforma política e empoderamento político e econômico". A mostra é composta por dois painéis com fotos e frases das 45 deputadas em exercício na atual legislatura. As obras continuam expostas no Hall da Taquigrafia até o dia 27.

Na quinta-feira (7), o Centro Cultural da Câmara recebeu a mostra fotográfica "Mulher Angolana – Ao Encontro do Desenvolvimento Sustentável?", que tem como objetivo retratar a igualdade de gênero.

As imagens que compõem a exposição são de autoria de oito fotógrafos selecionados em concurso da World Press Photo junto ao Banco Espírito Santo Angola (BESA). O resultado é uma série de retratos de diversas mulheres angolanas – ministras, médicas, professoras, donas de casa e ambulantes – que têm algo a contribuir para o desenvolvimento sustentável do seu país.  As imagens trazem, também, textos explicativos sobre a mulher e a cultura angolana.

Na sexta-feira (8), foi oferecido aos colaboradores internos, em especial às mulheres, um workshop sobre defesa pessoal com ênfase em Krav Magá.

SERVIÇO

EXPOSIÇÕES

"Somos mulheres e políticas, nós podemos: reforma política e empoderamento político e econômico"

Visitação: de 4 a 27 de março
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h
Local: Hall da Taquigrafia (corredor de acesso ao Plenário)

"Mulher Angolana – Ao Encontro do Desenvolvimento Sustentável?"

Abertura oficial: 13 de março, às 19 horas
Visitação: de 5 a 21 de março
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h
Local: Galeria do 10º Andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados

Entrada gratuita

Fonte: Portal da Câmara

- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News