spot_img
spot_img
27.8 C
Vila Velha

Dilma, Marina e Aécio viram alvos uns dos outros e de rivais durante debate

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.

Debate organizado pela TV Record reuniu sete candidatos a presidente.
Presidenciáveis se confrontaram diretamente e responderam a jornalistas.

Dilma, Marina e Aécio viram alvos uns dos outros e de rivais durante debate
Os candidatos no estúdio durante o quarto debate entre presidenciáveis da campanha eleitoral (Foto: Antonio Chahestian/Divulgação/Record)

Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) buscaram uns aos outros nas perguntas e também foram os principais alvos dos questionamentos dos demais rivais durante o quarto debate entre candidatos a presidente da campanha eleitoral deste ano, organizado na noite deste domingo (28) pela TV Record.

O debate durou cerca de duas horas e reuniu sete presidenciáveis: Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB). Foi dividido em quatro blocos, dois dos quais, com perguntas entre os próprios candidatos, um com perguntas de jornalistas e outro destinado às considerações.

Pelo sorteio da ordem das questões, Dilma teve a oportunidade de perguntar duas vezes diretamente para Marina, que perguntou à petista uma vez. Numa das indagações formuladas por jornalistas, o questionamento foi dirigido à presidente, com comentário da candidata do PSB.

O primeiro embate entre Dilma e Marina se deu logo na segunda pergunta do debate, quando a presidente questionou a adversária sobre as mudanças de partido – ela saiu do PT para o PV, sigla que deixou para tentar criar a Rede, e por fim ingressou no PSB – e sobre a posição em relação à votação no Congresso da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Marina afirmou que votou a favor da criação da CPMF e disse ter coerência nas posições que defende. “Mudei de partido para não mudar de ideais e de princípios”, declarou. “Não faço oposição por oposição. Sei o que é melhor para o Brasil”.  Na réplica, Dilma se disse “estarrecida” pelo fato de, segundo ela, Marina ter se “esquecido” de que votou contra a CPMF.

Noutro embate, Marina chamou de “fracasso” a política do governo para o etanol. Disse que, durante o governo da petista, 70 usinas foram fechadas e 40 estão em recuperação judicial. “A política de etanol do meu governo é baseada naquilo que você é contra: o subsídio”, afirmou, dirigindo-se a Marina. “Temos um conjunto de medidas para reforçar o setor de etanol”, respondeu Dilma.

A presidente quis saber ainda a opinião de Marina sobre o crédito concedido por bancos públicos e disse que a adversária não sabe qual é o montante de crédito concedido. Marina afirmou que é um “boato” a versão de que pretende “enfraquecer” os bancos públicos. “Não só vou manter o crédito dos bancos públicos, como vou fortalecer os bancos públicos. Isso é só mais um boato em relação à nossa aliança”, declarou. “O seu programa de governo diz que a senhora vai reduzir o crédito para os bancos públicos”, retrucou Dilma. Marina reagiu reafirmando que essa versão é um “boato”. “O que vamos evitar é subsídio para empresários falidos, aqueles que são os ungidos […] Não vamos é permitir que o recurso do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] seja usado para meia dúzia”, declarou.

Aécio Neves foi alvo de perguntas de Dilma e Marina e conseguiu perguntar uma vez a Dilma. Também ouviu comentário de Dilma para uma pergunta feita a ele por um dos jornalistas.

O tucano aproveitou para criticar o governo ao ser questionado por Marina sobre a questão da energia. Ela quis saber o que Aécio pretende fazer, se eleito, para evitar um “apagão” energético. Ele afirmou que não houve planejamento do governo nem investimento em linhas de transmissão. Marina disse que é preciso acabar com o “improviso” e que o governo “não fez o dever de casa” no setor de energia.

Dilma questionou Aécio sobre quais privatizações ele pretende fazer se for eleito e disse que o governo do PSDB tentou mudar o nome da Petrobras. Na resposta, Aécio disse que pretende “reestatizar” a Petrobras e afirmou que as denúncias em relação à estatal “não cessam”. “É eleitoreiro falar que o senhor vai reestatizar. Vocês tentaram vender as ações a preço de banana”, afirmou Dilma. Noutro momento, a presidente disse que o PSDB “quebrou o Brasil três vezes” e “desempregou”.

“Vou poupá-la do tema corrupção. Vamos falar sobre segurança pública”, propôs Aécio ao perguntar para Dilma. Ela respondeu dizendo pretender ampliar as ações do governo federal nessa área, que é prerrogativa dos estados. Mas na réplica retomou o tema corrupção: “Quero voltar ao tema corrupção. Na minha vida, tive tolerância zero com corrupção. Dei autonomia para a Polícia Federal prender Paulo Roberto e os doleiros todos”, declarou.

Ao responder a uma pergunta de Pastor Everaldo, Aécio também criticou o pronunciamento de Dilma na abertura da Assembleia das Nações Unidas, na semana passada, em Nova York. Segundo ele, a presidente foi à ONU para fazer um “autoelogio” do seu governo e propor diálogo com terroristas do grupo Estado islâmico, “uma mancha na política externa brasileira” .

Marina e Dilma também foram objeto de comentários em perguntas e respostas de outros candidatos. Levy Fidelix, por mais de uma vez, disse que Marina tem a companhia de “sonegadores e banqueiros”. Dilma chegou a obter direito de resposta depois que Levy Fidelix e Pastor Everaldo debateram entre si o tema corrupção na Petrobras. “Uma coisa tem de ficar clara: quem demitiu o [ex-diretor preso da Petrobras]  Paulo Roberto [Costa] fui eu. Eu fui a única candidata que apresentou propostas concretas de combate à corrupção”, disse Dilma no tempo do direito de resposta.

Considerações finais

No último bloco, o das considerações finais, Dilma perguntou ao eleitor quem tem mais experiência e apoio político, quem enfrentou uma crise internacional e tem “firmeza” para projetar o Brasil no cenário mundial. “Peço que você reflita sobre todas essas questões. Tenho certeza que você vai fazer a melhor escolha”, pediu.

Marina Silva afirmou que criará escolas em tempo integral e se comprometeu com o fim da reeleição. Reiterou que quer “manter as conquistas e corrigir os erros”. A candidata disse que quer acabar com a polarização entre PT e PSDB, que, segundo ela, não têm mais condições de “ouvir o Brasil”.

Aécio Neves disse ter se preparado para apresentar uma proposta de inflação controlada e retomada do crescimento. Segundo ele, o atual governo perdeu as condições de governar e Marina Silva ainda não reúne essas condições.

Pastor Everaldo se disse a favor da meritocracia, da liberdade da imprensa “sem marco regulatório” e criticou o “mar de corrupção”. “Vote a favor da família”, concluiu.

Eduardo Jorge afirmou que é o “candidato do coração” das pessoas. “Você tem que votar no que acha melhor, no que mais se identifica com vocês”, afirmou.

Luciana Genro disse que é a “única candidatura de esquerda coerente”. “Para que as bandeiras sejam vitoriosas, precisamos do seu voto”, pediu a candidata.

Levy Fidélix declarou que não é “utópico” e que não vencerá as eleições. Criticou o pagamento de juros bancários e pediu “consciência” a Dilma, Marina e Aécio. “Apenas me coloco para 2018 como investimento, tá?”, afirmou.

Fonte: G1

- Publicidade -

LEIA MAIS...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News