spot_img
spot_img
22.2 C
Vila Velha

Especialistas afirmam que extintor só é eficaz com treinamento

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.

Especialistas afirmam que não basta obrigar motoristas a terem o equipamento ABC no veículo, é necessário ensinar como usá-lo.

Especialistas afirmam que extintor só é eficaz com treinamento
BOMBEIRO testa extintor: uso apenas para conter princípios de incêndio – Foto: Leonardo Duarte/AT

A falta de treinamento para o uso de extintores por parte dos motoristas pode tornar seu uso pouco eficiente, segundo especialistas.

A medida da troca dos extintores em veículos foi criticada pelo Instituto Proteste, principalmente, por causa da falta de informações dada pelo governo federal e da falta do produto em estoque.

A instituição elogiou o adiamento da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que obriga os veículos a circularem com o extintor de incêndio tipo ABC. A medida, que tinha começado a valer no último dia 1º em todo o País, foi suspensa por 90 dias.

A partir de 1º de abril, de acordo com a norma, o extintor ABC será obrigatório para todos os veículos fabricados no Brasil até 2009. Os carros produzidos a partir de 2010 já têm o novo modelo. O motorista que não tiver o equipamento receberá multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.

“É preciso ver se as pessoas serão treinadas para o uso de um extintor ou se vão só obrigar a ter o produto no carro, sem que o motorista saiba como usá-lo. Se usado em condições inadequadas, a pessoa pode se machucar e o que era para trazer segurança pode trazer insegurança”, afirmou a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci.

Segundo o instituto, o Brasil é um dos poucos países que exigem a presença de extintores dentro dos carros, que é obrigatório na Bélgica, Bulgária, Polônia e Romênia. Mas, Alemanha, China, Japão, Suécia e Estados Unidos não têm esta exigência. Na Inglaterra, o equipamento é obrigatório apenas em ônibus e táxis.

O extintor ABC controla incêndios em estofados, tapetes e painéis, enquanto o modelo antigo, o BC, é eficaz apenas contra fogo em equipamentos elétricos ou provocado por líquidos inflamáveis.

Especialistas afirmam que extintor só é eficaz com treinamentoO major Benício Ferrari, do Corpo de Bombeiros, explicou que extintores são usados apenas para conter princípios de incêndio. Um teste foi feito pelo Corpo de Bombeiros e o extintor ABC apagou fogo em um estofado com gasolina.

Ferrari afirmou que é necessário que as pessoas saibam usar os extintores. “Seria interessante que houvesse treinamento periódico para que princípios de incêndio fossem apagados. O treinamento deveria ser periódico, para que motoristas conheçam como o aparelho funciona”, disse o major.

Troca obrigatória

> VEÍCULOS que foram fabricados até 2009 vinham com extintores tipo BC. Todos eles, até abril, vão ter de substituir os extintores pelo modelo ABC.

> O MODELO BC só funciona para fogo em equipamentos elétricos ou provocado por líquidos inflamáveis. O ABC, além dos dois materiais, controla fogo em estofados, tapetes e painéis.

> A OBRIGATORIEDADE foi suspensa por 90 dias pelo Ministério das Cidades por falta de produto em lojas.

Informações do Conselho Nacional de Trânsito via A Tribuna

- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News