spot_img
spot_img
25 C
Vila Velha

Jesus Cristo não é considerado Deus!

EM FOCO

Paulo Pontes
Paulo Ponteshttps://www.searanews.com.br
Fundador e CEO da Seara News Comunicação, jornalista, cidadão vilavelhense, natural de Magé (RJ), pastor, teólogo (Teologia Pastoral e Catequética), presidente do Diretório da SBB-ES, autor do livro Você Tem Valor.

Jesus Cristo não é considerado Deus!

Quem é Jesus?
Jesus é apenas considerado como Deus ou é Deus?
Jesus se tornou Deus?

Por Paulo Pontes

“Quem as pessoas dizem que o Filho do Homem é?” (Mateus 16.13).

Esta é uma das mais importantes perguntas da história, e foi feita pelo próprio Jesus quando chegou à região de Cesareia de Filipe.

A resposta das pessoas revelou um total desconhecimento a respeito de Jesus. Não sabiam quem ele era, e por isso a resposta carregada de incertezas: “Alguns dizem que é…” (Mateus 16.14).

Essa mesma incerteza e falta de conhecimento ocorre também nos dias atuais. Muitas pessoas ainda não têm certeza ou não sabem dizer quem é Jesus. Conhecem a história de Jesus, mas nunca conheceram o Jesus da história. O mais belo e conhecido cântico de Davi, o Salmo 23, é recitado por muitos, que nem conhecem o Sumo Pastor e jamais se colocaram sob o seu apascentar.

Mesmo sem o conhecer, muitas pessoas hoje se arriscam em responder à pergunta de Jesus. Afirmam que Jesus é:
– o ser mais exaltado da criação;
– qualquer ser justo e perfeito;
– apenas um reformador da Judéia;
– um espírito avançado na 6ª esfera;
– etc.

Como se pode ver, há divergências na mente das pessoas a respeito de Jesus, a ponto de dizerem que Ele foi um revolucionário que pregava uma mensagem bem diferente dos discursos da época, buscando mudar Sua sociedade, mas que infelizmente falhou, porque foi preso, crucificado e morreu sobre o lenho de vergonha e dor.

Teólogos e estudiosos da história do cristianismo também respondem à pregunta de Jesus. Alguns fazem com base nos fatos históricos, outros a partir de correntes teológicas, e, outros apenas por fé.

Após ouvir a resposta do povo, Jesus direciona a mesma pergunta aos seus discípulos (Mateus 16.15). Simão Pedro respondeu à pergunta (Mateus 16.16). Ele não estava firmado na história, não seguia correntes teológicas, e também não era guiado por uma crença cega. Era apenas um homem comum, profissional da pesca, e não tinha nenhuma formação especial. Como explicar essa convicção?

A narrativa do evangelista João (Jo 1.29-42), mostra Simão Pedro, pela primeira vez, aceitando a Jesus como o Messias (vv.41,42). Um ano mais tarde, Simão o chama de “Senhor” (Lucas 5.8). Seis meses depois o chamou de “Cristo, o Filho do Deus Vivo” (João 6.68,69). Em Cesareia de Filipe, depois de dois anos e meio de convivência com Jesus, Pedro respondeu expressando a sua firme convicção a respeito de Jesus (Mateus 16.16).

Jesus não se tornou Deus e também não é considerado Deus. Jesus é Deus!

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele e sem ele nada do que foi feito se fez” (Jo 1.1-3).

João começa seu Evangelho chamando Jesus de “o Verbo ou Palavra” (em grego “logos”), a Palavra de Deus personificada.

No Antigo Testamento Jesus é a expressão criadora de Deus. No Novo Testamento Jesus é Deus encarnado, é a Palavra de Deus em ação, é o Verbo Eterno (Salmos 33.6; 107.20; Isaías 55.11).

Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra já existia. Cristo não foi criado, ele é eterno. “Eu e o Pai somos um” (João 10.30). Não se trata de um conceito religioso. Jesus é Deus.

Deus é revelado nas Escrituras como um só Deus existente como Pai, Filho e Espírito Santo (Mateus 3.16,17; 28.19; Marcos 1.9-11; 2 Coríntios 13.14; Efésios 4.4-6; 1 Pedro 1.2; Judas vv.20,21). É a doutrina da Santíssima Trindade mostrando a verdade de que dentro da essência una de Deus subsistem três pessoas distintas, compartilhando uma só natureza divina comum. Deus é singular no sentido de unidade, e plural no sentido de trindade.

Deus é um só em natureza, essência e substância. Nenhuma das pessoas da Trindade Santa (deidade) é Deus sem as outras, e cada uma, juntamente com as outras, é Deus.

O Deus único e verdadeiro existe numa pluralidade de três pessoas identificáveis, distintas, mas não separadas. O Pai é Deus, o Filho (Jesus) é Deus, o Espírito Santo é Deus.

Jesus, portanto, não é considerado Deus. Jesus é Deus!

Jesus não se tornou Deus. Jesus é Deus!

Paulo Pontes

- Publicidade -

LEIA MAIS...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News