spot_img
spot_img
23.3 C
Vila Velha

O céu não deixou de existir!

As Escrituras mostram o céu como um lugar real harmonioso e perfeito

EM FOCO

Silvio Costa
Silvio Costa
Silvio mora na belíssima cidade de Guarapari no ES; estudou teologia no Seminário SEET e SEIFA, é professor de matérias teológicas na FATEG, membro do conselho editorial da revista Seara News. Também contribui como colunista em outros portais evangélicos do país, além de palestrante em escolas bíblicas e conferências teológicas. Mantém também o blog Cristão Capixaba.

O destino do cristão é o Céu! Numa madrugada dessas me levantei para ler a Bíblia e foleando as páginas para chegar ao texto que pretendia meditar, acabei por encontrar o esboço de uma pregação que pela graça de Deus eu havia feito na igreja em que congrego, há um bom tempo.

O referido esboço estava “guardado” na capa de proteção interna de minha Bíblia. Quis ver o conteúdo e para minha surpresa eu já tinha até me esquecido daquela mensagem. A síntese temática discorria sobre o céu e naquelas primeiras horas do dia eu pude me deleitar com duas refeições espirituais deliciosas; a primeira o texto para minha meditação que estava no livro de Gênesis e a segunda as “palavras esquecidas” (refiro-me ao esboço) que fizeram minha alma se regozijar.

Em dias trabalhosos, nosso tempo escasso é consumido por compromissos e afazeres e o céu parece mesmo estar esquecido e fechado dentro das páginas da Bíblia. A falta de prioridade pelas coisas do reino de Deus (Mt 6.33) afetam a visão espiritual e a ligação com o celestial de Cristo.

Nesses dias de busca frenética por riquezas, dinheiro e outras coisas terrenas, o céu prometido por Jesus aos seus seguidores parece mesmo ser irreal. A leitura de Apocalipse 21 descrevendo a grandiosa visão da nova Jerusalém desfigura-se numa mente ocupada com as coisas terrenas – que pena! Mesmo assim o céu não deixou de existir! Melhor ainda: Cristo o preparou para nós!

Vou aproveitar o momento e compartilhar com vocês a pequena porção do sermão do citado esboço, pregado num domingo a noite. Naquela ocasião nossa esperança foi revitalizada quanto ao céu dos santos do Senhor. Que você também seja alegrado pelo Espírito Santo – seu nome está registrado na glória! Esse lugar existe e está preparado para os salvos! (Hb 11.13-16).

O céu atmosférico, o céu sideral e o Céu dos céus

Uma forma de vislumbrarmos o lugar onde Deus habita é entrevê-lo como uma cidade gloriosa e perfeita. O Novo Testamento trouxe também revelações mais claras e detalhadas sobre a morada eterna de todos aqueles que servirão ao Senhor Jesus Cristo até o fim.

As Escrituras mostram o céu como um lugar real apresentado como uma grande cidade que tem portões, muro, avenida principal, fonte de água, árvore da vida, iluminação, moradia e habitantes. Por se tratar do lugar onde Deus está tudo neste ambiente é harmonioso e perfeito.

Considerações

  • Uma cidade cujo construtor é Deus – Hb 11.10
  • Uma cidade que é mãe dos filhos da promessa – Gl 4.26
  • Uma cidade que está nos céus de onde Jesus virá – Fp 3.20
  • Uma cidade permanente para os salvos que passaram por este mundo – Hb 13.14

O ensino de Jesus

O céu não é uma utopia, é um lugar, existe! Jesus descreveu em João 14.1-3, o céu como um LUGAR (lugar no grego é “topos” que significa uma cidade habitada, um lugar habitado) com muitas moradas;

O céu não é um estado de espírito, é a habitação preparada por Jesus para os salvos. Jesus também disse que haveria de nos PREPARAR lugar (preparar no grego é “hetoimazo” que é tornar pronto, deixar tudo pronto; de forma metafórica esta passagem também significa que o Senhor Jesus foi adiante de nós ao calvário preparando o nosso acesso ao céu). Cristo Jesus é o caminho para Deus e para o céu (João 14.6).

O céu não é uma invenção religiosa, é a casa eterna dos santos. Jesus garantiu que voltaria para nos levar ao céu. Isso se dará em nossa experiência através da vinda do Senhor Jesus para sua Igreja; quando os mortos em Cristo serão ressuscitados e os vivos transformados pelo poder de Jesus e ambos encontrarão glorificados, o Salvador nos ares – 1 Ts 4.13-18.

No livro do Apocalipse o céu é descrito como o lugar da perfeição

  • O céu é um lugar de comunhão perfeita. Deus habitará com os homens – Ap 21.3
  • O céu é um lugar de consolo perfeito: Nossas lágrimas serão enxugadas – Ap 21.4a
  • O céu é um lugar de alívio perfeito: não haverá mais morte, tristeza, choro e dor – Ap 21.4b
  • O céu é um lugar de recomeço perfeito: as primeiras coisas já terão passado – Ap 21.4c
  • O céu é um lugar de renovação perfeita – Cristo fará novas todas às coisas – Ap 21.5
  • O céu é um lugar de glória perfeita – por causa da glória de Deus – Ap 21.11, 18-21
  • O céu é um lugar de riqueza perfeita – como uma jóia, pedras preciosas, ouro puro – Ap 21.11b
  • O céu é um lugar de segurança perfeita – um grande muro – Ap 21.12a
  • O céu é um lugar de resultados perfeitos – dos quatro cantos da terra virão salvos – Ap 21.13
  • O céu é um lugar de dimensões perfeitas – comprimento, largura e altura são iguais – Ap 21.16
  • O céu é um lugar de adoração perfeita – Não há templo; comunhão direta – Ap 21.22
  • O céu é um lugar de iluminação perfeita – a luz é Deus e a candeia o Cordeiro – Ap 21.23
  • O céu é um lugar de pureza perfeita – Não há impureza ou contaminação – Ap 21.27

Conclusão

Jesus é o único caminho para o céu. Para entrar lá é preciso aceitar o sacrifício purificador de Cristo, receber seu perdão e justiça – Ap 22.14.


APOIE SEARA NEWS Clique AQUI!
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
Baixe a Revista Seara News
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News