spot_img
spot_img
26.1 C
Vila Velha

O Salmo do ‘nada absoluto’ e do absoluto Senhor

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.

O Salmo do ‘nada absoluto’ e do absoluto Senhor

“O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias”. (Salmos 23.1-6)

Por Antônio Mesquita

Autoria

Com autoria reconhecida pela tradição judaica do rei Davi, o Salmo 23 tem na Septuaginta o número 22. Ainda segundo a tradição judaica, Davi teria escrito este salmo após ver-se cercado por inimigos, junto de um oásis. Esta possibilidade está na expressão de confiança – palavra para fé no Velho Testamento –, como demonstração de esperança na ação divina, para a tranquilidade e certeza de livramento.

Fontes de informações

Sobre Davi, além das fontes das Sagradas Escrituras temos relatos do rei de Israel no Talmude, no Alcorão e nas tradições rabínicas e cristãs.₁

Biografia do autor

Em Davi temos a figura de músico, poeta, cantor, pastor, lutador e vencedor; depois rei, empreendedor e conquistador. Seu nome significa ‘amado’. Nasceu em Belém de Judá, cidade mencionada nas cartas de Tel El Amarna. Jessé, seu pai, era um ancião rico e respeitado em Belém e, Davi, filho de sua velhice (1Sm 17.12).₁

Contudo, antes de tornar o seu currículo conhecido, como o temos hoje, Davi não passava de um pastor no curral de ovelhas, como diz: “Também elegeu a Davi, seu servo, e o tirou dos apriscos das ovelhas”, Sl 78.70.

Chamado por amor e não por valor

Dos filhos de Jessé Davi era o mais jovem. Não se manteve entre os destacados soldados do rei Saul, o primeiro de Israel. Dentre os guerreiros ‘fardados’ do palácio estavam os possíveis sucessores de Saul. Fora dessa profissão ficavam os religiosos, funcionários palacianos, pastores, pequenos trabalhadores artesãos e de uma agricultura ainda grosseira e a soldadesca.

Pastor não era profissão enumerada às que prefiguravam a alavanca de sucesso social. Tanto que quando o profeta Samuel vai buscar o homem escolhido pelo Senhor, para substituir Saul, Davi mantinha-se sob uma lista completa de negativas à convocação:

1)  O menor da casa;

2) Apascentava ovelhas (não era soldado e pastor de ovelhas consistia em atividade desprezível);

3) Estava fora (ausente no momento da escolha);

4) Era ruivo (‘admoni, ‘vermelho’), formoso e de boa presença (não possuía o perfil de um guerreiro. Talvez pensavam ser ele um fracote), tanto que, quando enfrentou Golias, este o desprezou por sua aparência.

Sob o Espírito do Senhor

Após ser ungido por Samuel, o que ficou obscuro mesmo aos seus irmãos, que pensavam ser tão somente uma cerimônia de substituição ao próprio profeta Samuel, “o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi”.

Desde então, dois fatos notórios a toda a nação, após acontecimentos ignorados nas pastagens de ovelhas de seu pai, marcariam para sempre a sua história.

Um deles diz respeito a sua habilidade e unção no louvar ao Senhor. Por isso, foi convocado ao palácio para aplacar a perturbação espiritual do rei Saul, sob as seguintes recomendações, conforme 1Samuel 16.18:

– “sabe tocar e é valente;

– animoso e homem de guerra;

– sisudo em palavras e de gentil presença;

– e o Senhor é com ele”.

Essa versatilidade davídica o levou a prestar um ótimo serviço público, elevando a aceitação do rei Saul.

Essa mesma versatilidade também fez ponte entre o palácio e o pastoreio, em função de o domicílio do rei localizar-se em Gibeá, a um dia de viagem de Belém. Alguns, portanto, acham que Davi fazia o trajeto sempre, intercalando-se entre a beleza palaciana e o desconhecido lugar sob a relva e entre ovelhas.

O segundo fato a elevá-lo ainda mais foi a vitória sobre o gigante Golias. Quando Israel vivia sendo desafiado pelos filisteus, por meio do gigante Golias, o rei Saul e todo o povo mostraram-se arrasados. “… espantaram-se e temeram muito” (1Sm 17.12).

A situação indicava um retrato de desespero. Era humanamente impossível vencer um exército com um soldado como Golias. Sua altura de cerca de 3m e indicava pela estrutura bélica que ornamentava Golias, assemelhando-o a um tanque de guerra, na comparação da época. Sua presença metia medo e desfalecia qualquer exército.

Os filisteus junto do gigante Golias eram problemas insolúveis e que, realmente, não havia como derrotá-los. Os israelitas estavam prostrados.

Se analisarmos o quadro como homens naturais, chegaremos à conclusão semelhante. Mas havia um homem com aparências que não ofereciam a menor condição de opor-se aquele gigante. Sua compleição humana era justamente o oposto do gigante. Além disso, não era um soldado do rei, mas um simples pastor de ovelhas.

Não obstante contar com uma estrutura visual desfavorável, Davi era um gigante na crença em Deus e, enquanto os soldados do rei pensavam:

– Ele é muito grande não dá para acertá-lo;

a forma prática, confiante e versátil de Davi era simples e contundente:

– Ele é muito grande não dá para errar!

Esta simples visão muda uma situação desfavorável para favorável. Como disse Jesus, “se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz” (Mt 6.22). É obvio que a força de Davi não estava em seus músculos, mas na plena convicção da intervenção divina, pelo uso de sua habilidade, como bom atirador. Embora tivesse habilidades, Davi possuía confiança plena em seu Pastor. Essa firmeza dava-lhe a seguinte posição, descrita por ele a Saul: “Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra este filisteu”, 1Sm 17.31.

Decisão de combate direto

Assim como nas guerras gregas, era de costume a decisão ocorrer por meio da disputa entre dois guerreiros, assim como na Guerra de Tróia, definida pelo combate direto entre Aquiles e Héctor. Mesmo os hebreus em desvantagem, diante de um povo que já dominava o manuseio do ferro e com guerreiros filisteus habilidosos₁ Israel vence com Davi.

Ascensão, perseguição e época

Sua ascensão o fez assíduo do palácio de Saul e sua fama percorreu o país como um relâmpago, mas, na mesma velocidade, também provocou a ira e ciúmes em Saul e, daí, a perseguição sem trégua sofrida por Davi. Porém, nenhum dos planos de Saul chegou ao objetivo de acabar com Davi, pois ‘o Senhor era com ele’.

Em uma dessas perseguições, após a vitória sobre Golias, Davi compõe o salmo. Com data aceitável de seu reinado entre 1000 e 967aC, temos ainda outra indicação com o início em 1048aC.

Ainda conforme enumera Celso de Medeiros Costa, de Governador Valadares-MG, “Em 1030, antes da era cristã, ele é ungido rei, mas, só 5 anos depois, ele se torna rei de fato, e, ainda em 1030, ele escreveu os Salmos 19 e 8; em 1029, foram anos fartos de sua carreira literária, pois temos 10 salmos, sendo o 23, 5, 12, 11, 59, 7, 25, 26, 34 e o 56”.²

Portanto, tudo indica que fora diante de perseguição implacável e da tentativa de minar projetos bem delineados para a vida do segundo rei de Israel, Davi é inspirado a compor o salmo 23.

Suas experiências de enfrentamentos, quando sob inspiração matava bestas-feras para defender as ovelhas do seu rebanho, dão referência pastoril para o título O Senhor é meu pastor e suas ferramentas:

– Oásis (águas de descanso), formados de pequenas lagoas;

– Vara, um tipo de arma usada para afugentar animais selvagens;

– Cajado, meio usado para puxar as pernas ou pescoço de ovelhas;

– Azeite, especiaria usada para tratar ferimentos.

Atualidade do salmo

A transliteração do pastoreio para os enfrentamentos em terreno diferente, mostrando-se mediato, é metáfora também para a atualidade, pois o texto mostra-se inspirado e transcende a época, a indicar o Supremo Pastor, Cristo.

A diferença exata está na inexatidão da crença e firmeza da confiança, pois conhecer o Salmo do pastor não é o mesmo que conhecer o Pastor do salmo.

Metáforas

Primeiro o autor toma o Senhorio divino como fonte primeva de todas as suas vitórias. Senhor é Adonai no hebraico, o equivalente a El, para os cananeus. É o Dono, o Proprietário, o Marido…, mas também o Verdadeiro, em oposição aos inúmeros e falsos deuses das cercanias de Israel.

Senhor

O El dos hebreus representa em uma só Pessoa, todos os atributos divinos, a partir do El-Shadday (o Todo-Poderoso). Desde o Êxodo, o Senhor passou a manifestar o seu caráter ao povo hebreu, logo no início da revelação do plano de libertá-los.

Primeiro o Senhor fala do seu poder sobre o tempo e se revela eterno: Eu Sou o que Sou. A pessoa comum pode soar como um simples substantivo, mas na verdade, é uma forma verbal indefinida que revela “Aquele que é, Aquele que existe, no presente, no passado e no futuro.

Portanto, totalmente diferente dos deuses-protetores, que se subdividiam-se em tarefas diversas, o El de IsraEL mostrava-se completo e Senhor de tudo e de todos.

Descrições o salmo: A ovelha

Este é o Deus-Senhor de Davi e ‘nomeado’ como o seu Pastor, em profecia a indicar o antítipo de Cristo: “Eu Sou o Bom Pastor” (grito meu). Então o pastor Davi, deixa-se passar por ovelha, animal de natureza dócil, não agressiva ou selvagem e que não detém defesa própria, a depender inteiramente de seu guia.

Também, por sua natureza não é dotada de caninos e garras e, portanto, não tem instinto caçador.

Enquanto o lobo, alusão parabólica ao Inimigo, precisa caçar para manter-se alimentado, a ovelha só precisa abaixar sua cabeça e comer o suprimento dado pelos Céus todos os dias: “verdes pastos”.

“Eles precisam apenas abaixar o pescoço e pastar”, diz Eduardo Moreira, ao referir-se a cavalos, que lanço como membro do mesmo sistema de ovelhas concernente à provisão alimentar diária. “… ao contrário de lobos, por exemplo, não precisam caçar para comer”.³

O absoluto de ‘nada me faltará”

Mas, quando Davi afirma “nada me faltará”, diz respeito ao sentido absoluto, como dificuldades, enfrentamentos, lutas… e Davi sabia muito bem disso. A tradução do original hebraico sugere o seguinte: “Me não deixará morrer à míngua”.

Por isto ele descreve, em seguida: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo”.

Restauração diária de forças

Os verdes pastos são suculentos e se são verdes, indicam água por perto, um oásis e talvez perto de onde Davi estaria, em fuga, quando escrevera o salmo. Também o pasto verdejante a cada dia, indica o milagre da providência diária, expresso na convocação de Jesus para reparar no extraordinário aparecimento dos lírios: “como eles crescem” sem esforço próprio, num toque sútil do Mestre, sobre o milagre da providência dos que esperam em seu Senhorio (Lc 12.27).

Os oásis figuram como lugar de restauração de forças, como a definição de restaurante. Segundo pastor e jornalista Antônio Mesquita, “esta palavra tem sua raiz na ação de restaurar forças. Possivelmente tem sua origem no Oriente Médio, a partir da utilidade dos oásis. Neles o viajante do deserto restaurava suas forças e ânimos para prosseguir viagem.

A partir daí chegamos aos estabelecimentos comerciais nas estradas com o mesmo fim – os restaurantes. Embora no contexto moderno tenha perdido a força do significado original, o sentido é o mesmo.

Também no tempo de Jesus, havia as estalagens, verdadeiros hotéis estabelecidos nas estradas poeirentas da Palestina. Estes estabelecimentos eram usados pelos viajantes para restaurar forças, antes de prosseguir viagem.

Nas mesmas havia ainda a estrebaria, onde podia-se deixar os animais descansando, pois era a principal força de transporte”.⁴

Abundância na mesa posta

A mesa preparada na presença dos inimigos é uma alusão à fartura e à abundância, isto é, mais que o necessário, conforme afirma o próprio Senhor em Lucas: “e ser-vos-a dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordante” (6.38).

A unção com azeite figura como cortesia do anfitrião ao receber alguém com honrarias em sua tenda. Era de costume oriental (cf Sl 133), a cerimônia dirigida a alguém digno de honra, com o derramamento de azeite sobre a cabeça – um dos mais altos atos de expressão de dignidade: “É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla de suas vestes”.

Portanto, o Salmo 23, além de obter “lugar supremo na literatura religiosa mundial”⁵, figura como evidência da grandeza e visibilidade testemunhal da ação do Senhorio divino.

Informações Bibliográficas
1)    Dicionário Bíblico Wycliffe, Casa Publicadora das Assembleias de Deus, Rio de Janeiro, Brasil, 1ª edição 2006
2)    Celso de Medeiros Costa: http://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/salmo-mais-perigoso-que-o-91
3)    Moreira, Eduardo, Encantadores de vidas: Monty Roberts e Nuno Cobra/Eduardo Moreira 7ª Ed. – Rio de Janeiro: Record, 2012.
4)       Mesquita, Antônio, O Mundo das Palavras, Campo Grande (MS), Editora Néteser, 2012.
5)      Dr. Russell Norman Champlin (Vol. 4 dos 7 da obra O Antigo Testamento Interpretado, página 2019).

Pr. Antônio MesquitaAntônio Mesquita
Pastor, jornalista e escritor. Gestor-executivo da Comadems – Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus no Estado do Mato Grosso do Sul.
Editor do blog Fronteira Final

- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News