spot_img
spot_img
27.8 C
Vila Velha

O verdadeiro Natal: da Criação até Belém

EM FOCO

Paulo Pontes
Paulo Ponteshttps://www.searanews.com.br
Fundador e CEO da Seara News Comunicação, jornalista, cidadão vilavelhense, natural de Magé (RJ), pastor, teólogo (Teologia Pastoral e Catequética), presidente do Diretório da SBB-ES, autor do livro Você Tem Valor.

O verdadeiro Natal: da Criação até Belém

O que é o Natal? Este artigo mostra a conexão surpreendente entre o Natal e da criação do mundo.

Em dezembro, muitos cristãos comemoram um feriado chamado Christmas. O que é Natal? Durante esta temporada, há uma ênfase particular em um evento que ocorreu por volta de 2.000 anos atrás, na cidade de Belém, na Judéia (hoje chamado Israel).

Natal comemora o nascimento de um bebê – um evento registrado na Bíblia em passagens do Novo Testamento, como Lucas 2.1-20 e profetizado no Antigo Testamento, como em Isaías 7.14. O nome dado a este bebê era Jesus.

Durante a época do Natal, muitas igrejas exibem presépios. Essas exposições mostram o recém-nascido Jesus em um estábulo cercado por vários animais, pastores, e Maria e José. Tais presépios, tradicionalmente, também têm sido expostos em lugares públicos (centros comerciais, escolas públicas, parques, etc.) em grande parte do nosso mundo ocidental.

Também no Natal, as pessoas cantam músicas especiais conhecidas como “canções de Natal”. As letras de muitas dessas canções delineiam os eventos que cercam o nascimento de Jesus.

Por causa da influência do cristianismo e do nascimento do menino Jesus, a história é dividida em duas divisões básicas: AD (Anno Domini, latim para “no ano do Senhor”, Jesus) e AC (“antes de Cristo“). Como evidenciado pelo fato de que os calendários ocidentais e historiadores contam o número de anos a partir deste momento, este foi um evento muito importante, mesmo para além de aspectos religiosos.

O Natal está mudando

O verdadeiro Natal: da Criação até Belém
The Creation Museum features a Live Nativity at the annual Christmas Town.

Em grande parte do mundo ocidental hoje, presépios já não são expostos em lugares públicos. Essas exposições agora são proibidas em muitos parques públicos e escolas.

Considerando as canções de Natal que costumavam ser cantadas em lugares públicos (isto é, do governo) como escolas, muitas vezes essas canções foram substituídas por outros que não mencionam nada sobre Jesus e Seu nascimento.

Além disso, mais e mais pessoas estão agora a calibrar seus calendários com AEC (Antes da Era Comum) e EC (Era Comum), em vez de AC “antes de Cristo” e AD “no ano de nosso Senhor (Jesus)”. As contagens dos anos são as mesmas, mas o nome de Cristo foi removido.

Nas escolas públicas na América, professores e alunos estão sendo instados ou exigidos por administradores e advogados com medo de ações judiciais para usar frases como “Happy Holidays” ou “Season’s Greetings” em vez de “Merry Christmas” or “Happy Christmas”.

Muitas peças publicitárias durante a época de Natal agora excluem a parte “Christ” da palavra “Christmas”.

Por que foi o nascimento do menino Jesus considerado tão significativo em primeiro lugar? E porque é Natal que está sendo visto de forma diferente hoje? O que aconteceu para fazer um evento que tanto influenciou o mundo moderno a ser lentamente apagado do pensamento das pessoas?

A história

O verdadeiro Natal: da Criação até BelémPara entender o significado do nascimento desse bebê, precisamos entender a história que se levou a este evento. A única compilação de livros no mundo que dá uma história detalhada que nos permite compreender plenamente o significado é a Bíblia.

Mais de três mil vezes a Bíblia afirma ser a Palavra revelada do Deus que criou o universo e toda a vida, e que se fez conhecido pelo homem. Se este livro é realmente a Palavra de Deus, então ele deve explicar o significado do universo e da vida, E ELE FAZ. Não só isso, mas a ciência observacional continua a confirmar a história da Bíblia como verdade. (Veja nossas brochuras sobre a precisão e autoridade da Bíblia disponível em PDF gratuito ou na nossa loja on-line)

Gênesis (que significa, basicamente, “origens”), o primeiro livro da Bíblia, dá conta da origem da vida e do universo. Ele fala sobre a origem da matéria, da luz, da terra, das plantas, do sol, da lua, das estrelas, dos animais, dos seres humanos, do casamento, das roupas, da morte, das línguas, das nações, e assim por diante.

Em Gênesis 1.27 e 2.7, lemos sobre a criação do primeiro homem chamado “Adão”. Curiosamente, em 1 Coríntios 15.45, o nascido em Belém é chamado “O último Adão”. Para compreender a razão para o “último Adão”, você tem que entender o que aconteceu com o “primeiro Adão”.

O Primeiro Adão

A Bíblia registra que no sexto dia da Criação, Deus fez o primeiro homem e a mulher: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” (Gênesis 1.27)

Lemos mais dos detalhes sobre a criação do primeiro homem, em Gênesis 2.7: “E o Senhor Deus formou o homem [Adão] do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem se tornou um ser vivente”.

Mais tarde Lemos em Gênesis 2.21-23 que Deus criou a primeira mulher do lado do primeiro Adão. A partir de outras partes da Bíblia, aprendemos que todos os seres humanos que já viveram são descendentes dessas duas pessoas (Gênesis 3.20; Atos 17.26; e assim por diante). Portanto, todos os seres humanos de hoje estão relacionados, porque temos os mesmos primeiros antepassados.

Instrução de Deus

Quando Deus criou Adão, Ele não o fez para ser um fantoche; Adão teve a capacidade de escolher e tomar decisões. Deus deu a Adão uma instrução para obedecer em Gênesis 2: “Então o Senhor Deus tomou o homem e colocou-o no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o Senhor Deus ordenou ao homem, dizendo: ‘De toda árvore do jardim comerás livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás, porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás’”(Gênesis 2.15-17).

A queda de Adão

Não muito tempo depois deste comando para Adão, Satanás, por meio de uma serpente, enganou Eva. Ela comeu do fruto, deu a Adão, e ele comeu também. Adão escolheu desobedecer a Deus, comendo o O verdadeiro Natal: da Criação até Belémfruto de uma árvore que Deus lhe tinha dito para não comer (Gênesis 3.6).

O fato de Adão ser o primeiro homem ou “cabeça” da raça humana e todos os seres humanos, em última instância terem se originado dele, o que Adão fez afetou toda a humanidade. Quando Adão desobedeceu à instrução de seu Criador (resultando em sua “queda” de seu estado de perfeição), foi o primeiro pecado. E assim como Deus havia advertido, o castigo pelo pecado de Adão era a morte, não só para Adão, mas para todos os seus descendentes (incluindo você e eu), como está escrito: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte se espalhou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5.12).

Por que somos punidos pelo que Adão fez? Como cabeça da raça humana, Adão representava cada um de nós, e porque todos nós viemos de Adão, temos a sua natureza, que herdamos dele. Ele pecou (desobedeceu a Deus), portanto, assim pecamos (desobedecemos a Deus). Se tivesse sido qualquer um de nós confrontados com a decisão de comer ou não comer da árvore proibida, em vez de Adão, o resultado teria sido o mesmo.

Oh! A nudez

Depois que Adão e Eva pecaram, Gênesis 3.7 afirma que “eles sabiam que estavam nus; e coseram folhas de figueira e fizeram para si revestimentos”.

O verdadeiro Natal: da Criação até Belém
Folha de figueira

Na costura de revestimentos de folhas de figueira, eles reconheceram que não tinham roupas, mas não era apenas exterior, eles também perceberam que estavam desprovidos de justiça. Sua inocência foi perdida. Adão e Eva não eram mais perfeitos, mas agora eram criaturas poluídas em seus corações e suas carnes. Eles estavam nus perante a justiça da lei de Deus, e as folhas de figueira foram tentativas de encobrir o que haviam feito.

No entanto, nenhum homem ou mulher pode esconder seus pecados a partir da visão de um Deus santo por seus próprios atos. Deus nos vê em toda a nossa nudez e conhece as nossas ações impuras, pecadoras, e corações rebeldes.

A Bíblia diz que as nossas tentativas de cobrir a nós mesmos (a nossa “justiça”) são apenas “trapos de imundícia” diante do Criador (Isaías 64.6). Não há cerimônias, ritos, ou tentativas de manter a lei que possa mudar isso. Nossas obras não podem tirar o nosso pecado, porque os nossos corações são impuros (Jeremias 17.9). Não podemos nos tornar aceitáveis ante um Deus puro santo por causa da bruta imperfeição de nossa própria natureza, exatamente como com Adão e Eva, os revestimentos em folha de figueira não poderiam ajudá-los.

Como não podemos ser reconciliados com um Deus santo? Esta é uma questão importante, pois somos feitos à imagem de Deus (Gênesis 1.27), e como tal, mesmo que nossos corpos morram por causa do pecado, a nossa alma (o “real de nós” que habita nosso corpo) vive para sempre. Como pecadores, não podemos viver com um Deus santo e justo, nem podemos chegar ao céu por nossas próprias obras – estaríamos separados de Deus para sempre e viver nosso mal, em estado pecaminoso pela eternidade. Que horrível existência seria! Como o Apóstolo Paulo diz em Romanos 7.24: “Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?”

A promessa do “Último Adão”

Em Gênesis 3.15, Deus fez uma declaração para a serpente enganadora que realmente resume a mensagem da Bíblia inteira e fornece esperança para Adão e Eva e seus descendentes (nós!) que havia uma maneira de ser salvo dos efeitos do pecado. Então, o que é o Natal? Bem, esta declaração resume o que o Menino de Belém é tudo; na verdade, é todo o significado de “Natal”: “E porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.

O que isto significa? – Gênesis 22.18 nos dá novas pistas sobre a identidade da prometida “semente” da mulher que esmagará a cabeça da serpente: “Em sua semente todas as nações da terra serão abençoados, porque você obedeceu à minha voz”. (Grifo nosso)

E Paulo esclarece as coisas em Gálatas 3.16: “Ora, a Abraão e sua semente as promessas foram feitas”. Ele não diz: ‘E a seus descendentes’, como falando de muitas, mas como de um só, e à tua “descendência”, que é Cristo. (grifo nosso)

Paulo se baseia no uso da “semente” singular em Gênesis 22.18. Aqui vemos a extensão da infalibilidade da Escritura, até o uso de palavras no singular e no plural.

As palavras “sua semente” são, na verdade, uma profecia sobre Aquele que, concebido pelo próprio Deus, teria nascido de uma mulher (na verdade, uma “virgem”): o bebê que nasceu em Belém – o último Adão.

A “Cabeça” e o “Calcanhar” de Gênesis 3.15

O verdadeiro Natal: da Criação até Belém
A serpente do Éden

É um grande mistério para falíveis seres humanos criados como nós que o Deus Criador (Colossenses 1.16) se fez carne (João 1.14), de modo que, como um homem perfeito, ele tornou-se “pecado por nós”

(2 Coríntios 5.21) ao morrer na cruz para sofrer a penalidade para o pecado (o significado de “ferirás o calcanhar”). Mas, porque Ele é o Criador infinito, Ele tem poder supremo, e, assim, Ele ressuscitou dos mortos, vencendo a maldição.

“Esmagando a cabeça da serpente” fala do ferimento mortal que Satanás recebeu através da vitória de Cristo sobre ele no Calvário. Ele é um inimigo derrotado. Sua operação agora é como os bolsos dos soldados japoneses da Segunda Guerra Mundial que lutam após a rendição em agosto de 1945 – eles ainda poderiam incutir vítimas e fazer muito mal, mas eles não poderiam vencer a guerra.

Jesus veio para tirar o pecado e conquistar o poder da sepultura – a morte.

Vestidos por Deus

Deus ilustrou o que precisava ser feito a Adão e Eva por um ato particular. Em Gênesis 3.21 lemos: “Também para Adão e sua mulher o Senhor Deus fez túnicas de peles, e os vestiu”.

Deus matou pelo menos um animal – o primeiro sacrifício de sangue – para fornecer as peças de vestuário como uma cobertura para o seu pecado. Era um retrato do que estava por vir em Jesus, que é o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1.29).

É somente a cobertura fornecida por Deus que pode cobrir homem dos “trapos imundos”. A justiça que permite a um pecador ficar “limpo” aos olhos de Deus é de Deus. Nenhum ser humano pode vestir a justiça de Cristo, pois isso só pode ser feito por Deus (1 Coríntios 1.30). Não podemos confiar em nossas boas obras (nossos “cobertores de folhas de figueira”) ou sacramentos (por exemplo, comunhão, batismo) para permanecer diante de Deus. É só o que Deus faz por nós, que nos permite estar limpo diante de nosso Criador.

Como podemos estar vestido?

Agora, se é só Deus é capaz de nos vestir na justiça, como podemos obter esta roupa?

A Bíblia deixa bem claro em Romanos 10.9: “Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo”.

Quando reconhecemos que somos pecadores diante de Deus, nos arrependemos dos nossos pecados, e confessamos ao Senhor Jesus, reconhecendo que Ele morreu e ressuscitou dentre os mortos, recebemos o dom gratuito da salvação de nosso Criador e vamos passar a eternidade com Ele.

O Segundo Adão

O verdadeiro Natal: da Criação até BelémO primeiro Adão deu vida a todos os seus descendentes. O último Adão, (Jesus Cristo), comunica vida e luz a todos os homens (João 1.4). Ele dá a vida eterna para aqueles que O recebem – que creem no seu nome – dando-lhes o “direito de se tornarem filhos de Deus” (João 1.12).

O primeiro Adão experimentou o julgamento de Deus. Ele finalmente morreu e seu corpo virou pó. Por causa do seu pecado, a morte veio sobre todos os homens, “pois todos pecaram e ficam aquém da glória de Deus” (Romanos 3.23).

O último Adão, Jesus Cristo, também experimentou o juízo de Deus, não por seus próprios pecados (Ele viveu uma vida perfeita), mas pelos pecados da humanidade. Ele morreu na cruz para expiar o pecado (Isaías 53.5; 1 Pedro 3.18; Hebreus 2.9). Ele, porém, não permaneceu morto, nem o seu corpo “viu a corrupção” (Atos 2.27; 13.35-37). No terceiro dia, Ele ressuscitou, superando, assim, o diabo e o poder da morte para todas as pessoas que acreditam nele (Hebreus 2.14), e trazendo a ressurreição dos mortos (1 Coríntios 15.22-23).

Esta é a mensagem do Menino nascido em Belém. Ela começa com a criação de um mundo perfeito, e, em seguida, por causa do nosso pecado em Adão, conduz a nossa necessidade de um Salvador – é por isso que Jesus entrou na história para se tornar carne 2.000 anos atrás.

O que está acontecendo com o Natal?

Em todo o mundo, gerações de jovens estão sendo educadas nas escolas, nas faculdades, e pelos meios de comunicação com ideias evolucionistas sobre nossas origens.

Infelizmente, estão sendo doutrinados para acreditar que a história de Gênesis, relativo ao primeiro Adão e a entrada do pecado não é verdade. Logicamente, então, começam a rejeitar a verdade do último Adão, Jesus Cristo.

Se a história de Gênesis a respeito de nossas origens não é verdade e, portanto, o nascimento de Jesus é insignificante, então por que as cenas da natividade devem ser permitidas em escolas e locais públicos? Por que os alunos devem cantar canções sobre um evento sem sentido?

O verdadeiro Natal: da Criação até Belém

A erosão do cristianismo na sociedade está diretamente ligada ao ataque sobre a história do Gênesis e da crescente doutrinação em uma história falsa que tem permeado a cultura: a de que o homem é o resultado de milhões de anos de processos evolutivos.

Qualquer que seja o mês do ano, o evento que os cristãos celebram em uma maneira muito especial no Natal é uma mensagem de esperança para todos os povos.

A mensagem do primeiro e do último Adão é sobre o que é a vida. Mas se queremos que as pessoas entendam esta mensagem, precisamos garantir que vamos mostrar-lhes claramente que a história de Gênesis é verdade, pois caso contrário, eles não vão entender ou ouvir o que é dito sobre o Menino de Belém.

Aqui está a boa notícia

As respostas em Gênesis procura dar glória e honra a Deus como Criador, e para afirmar a verdade do relato bíblico da origem real e história do mundo e da humanidade.

Parte desta história real é a má notícia de que a rebelião do primeiro homem, Adão, contra o mandamento de Deus trouxe a morte, o sofrimento e separação de Deus para este mundo. Vemos todos os resultados ao nosso redor. Todos os descendentes de Adão são pecadores desde a concepção (Salmo 51.5) e têm-se celebrado esta rebelião (pecado). Eles, portanto, não podem viver com um Deus santo, mas estão condenados a separação de Deus. A Bíblia diz que “todos pecaram e ficam aquém da glória de Deus” (Romanos 3.23) e que todos são, portanto, sujeitos a “destruição eterna da presença do Senhor e da glória do seu poder” (2 Tessalonicenses 1.9).

Mas a boa notícia é que Deus fez algo a respeito. “Porque Deus amou o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).

Jesus Cristo, o Criador, embora totalmente sem pecado, sofreu, em nome da humanidade, a pena do pecado da humanidade, que é a morte e separação de Deus. Ele fez isso para satisfazer as justas exigências da santidade e justiça de Deus, Seu Pai. Jesus foi o sacrifício perfeito; Ele morreu na cruz, mas no terceiro dia, Ele ressuscitou, vencendo a morte, de modo que todos os que verdadeiramente crêem nEle, se arrependendo de seus pecados, e confiando nele (em vez de seu próprio mérito), tornam-se aptos de voltar a Deus e viver para a eternidade com o seu Criador.

Portanto: “Quem nele crê não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (João 3.18).

O Menino de Belém… Que maravilhoso Salvador… Que maravilhosa salvação em Cristo, nosso Criador!

Por favor, consulte a nossa página “Contato”, ou visite uma igreja que crê na Bíblia, onde o pastor aceita a precisão e autoridade da Bíblia a partir do seu primeiro versículo em Gênesis até o último em Apocalipse.

Fonte: Answers In Geneis
Texto original (inglês): What Is Christmas? From Creation to Bethlehem
Traduzido por Paulo Pontes / Seara News

- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News