spot_img
spot_img
27.8 C
Vila Velha

Outra Assembleia dentro da Assembleia de Deus!

EM FOCO

Silvio Costa
Silvio Costa
Silvio mora na belíssima cidade de Guarapari no ES; estudou teologia no Seminário SEET e SEIFA, é professor de matérias teológicas na FATEG, membro do conselho editorial da revista Seara News. Também contribui como colunista em outros portais evangélicos do país, além de palestrante em escolas bíblicas e conferências teológicas. Mantém também o blog Cristão Capixaba.

"Uma Assembleia de Deus distante daquela Assembleia que pregava um evangelho simples…"

Silvio Santo da Costa | Seara News

Assembleia de DeusAs comemorações do centenário das Assembleias de Deus no Brasil passaram e infelizmente a denominação declina por vários e sérios motivos. A velha guarda, os emblemáticos septuagenários e octogenários líderes estão saindo de cena da direção das grandes matrizes eclesiásticas e não sabemos o que virá depois das despedidas ou jubilação desses que nos foram pastores de verdade. A realidade é que existem fortes evidências da existência de uma Assembléia de Deus genérica forjada por uma ala mais liberal da cúpula assembleiana. Tal performática carrega uma nuvem de incertezas quanto ao futuro e integridade cristã da denominação, pois compromete estruturas de crença e liturgia, rompe ligaduras e despreza a herança doutrinal da casa religiosa.

Porque genérica? Porque já não tem mais a mesma ortodoxia e contundência pentecostal, porque boa parte de sua liderança desviou-se de seu propósito bíblico e pastoral, porque falta unidade doutrinária, porque existe uma notória heterodoxia em cada congregação local, porque baixaram guarda no combate aos modismos, porque falta administração transparente das finanças e, sobretudo pelo enfraquecimento de sua personalidade conservadora quanto ao modo de viver de sua membresia.  O desgoverno institucional de nossa nomenclatura evangélica provocou um efeito dominó que atingiu toda a comunidade assembleiana, de modo que os desmandos administrativos promoveram incontinências, enfraqueceram a direção nacional, puseram em dúvida a autoridade, respeito e crédito dos órgãos representativos e reguladores da denominação. Essa perda referencial é o que também provoca e agrava o esfacelamento da unidade desta centenária igreja evangélica.

Uma Assembleia de Deus distante daquela Assembleia que pregava um evangelho simples, mas com comprovação na vida das pessoas que abraçavam a poderosa mensagem pentecostal; distante não pelo fator cronológico, mas pela descaracterização de sua identidade, comportamento, ensino e ética.  Essa Assembleia de vestes mundanas, lascivas e escandalosas (é uma consideração figurada); de esforço galanteador a pregar uma prosperidade tendenciosa ao material; de entregar-se a uma secularização que extingue a espiritualidade e que reprime a pregação clara pela santidade é outra Assembleia que tenta tomar o lugar da verdadeira. Uma Assembleia mais política, mais elitizada, mais culta, mais tecnológica e infelizmente menos ela mesma do ponto de vista de sua razão histórica e pentecostal.

A denominação se modernizou em suas posições religiosas e comportamentais e isso a desfigurou, o processo gerou uma desconstrução institucional, pois comprometeu a conservação de seus bons costumes e os dissolveu numa massa ideológica fermentada pelo modernismo e humanismo seculares que trouxeram para dentro da igreja imoralidade, ganância, avareza e toda sorte de obras da carne. É importante salientar que seria incabível para a igreja atuar no XXI se mantivesse seus extremos fundamentalistas, mas daí a perder sua alma de preservadora da sã doutrina é outra questão. Por tal motivo a Assembleia de Deus está dividida dentro de suas próprias paredes, perdida em meio a convicções diversas e divergentes; e sob o mesmo teto denominacional o lado posicional é variado, pois coexistem cosmovisões que se atacam e se atracam em posicionamentos locais sem o necessário pronunciamento oficial da denominação (CGADB e CONAMAD e Convenções estaduais).  As ovelhas mais descoladas passeiam por pastagens de um evangelho secularizado beirando a uma espécie de humanismo de certa forma hedonista; enquanto isso as mais recalcadas com a perceptível crise existencial de nossa denominação se isolam em seus cantos de murmurias e deflagrações.

Atribuo à responsabilidade por tal desconfiguração a nossas proeminentes lideranças quanto a essa confusão de qual é a Assembleia que estamos congregando – afinal nenhum deles se pronuncia sobre o agravado problema. Em algum momento líderes importantes e vultosos de nossa denominação foram contaminados pela cobiça e deixaram o pastorado para tornarem-se donos e mandatários da igreja. Por astúcia e esperteza preocuparem-se com a perpetuação no poder, com isso desenvolveram esquemas de sucessões que beiram a nepotismo, para tanto desenvolveram uma política eclesiástica unilateral e fisiológica, construíram grupos partidários e forjaram frentes de oposição dentro do lastro eclesiológico da denominação pendendo-a para um lado obscuro de sua confusa imagem atual. Com tanta ocupação no esforço para alcançar ou manter-se no poder deixaram a denominação e as igrejas locais à deriva dos ventos de doutrina, dos aproveitadores de plantão e as expuseram fragilmente aos dardos do maligno que jamais perde oportunidade para atacar a obra de Deus.

Não é com alegria que escrevo o artigo, mas como membro e obreiro da Assembleia de Deus há uma esperança de que a denominação possa integrar boa parte de seus membros à verdadeira e universal igreja de Cristo. Oremos para que nossa liderança abra seus ouvidos e coração e ouça a voz de Deus e aceite a direção do Espírito Santo para nos conduzir tão somente pela nobre causa do Evangelho e não pelas tentadoras oportunidades do adversário que tenta levantar uma “Assembleia de Zeus” dentro da Assembleia de Deus!

- Publicidade -

LEIA MAIS...

4 COMENTÁRIOS

  1. BOA noite. Infelismente essas duas assembleia ja existe a aproximadamente uns 16 anos, e tem jogado muitas alma no inferno a hipocrisia, agnancia, a mentira , sangue suga e suas filhas,suga de todos os lados possiveis e imaginario, o que se ouve é ,vc é da fiação é excluido.

  2. “A velha guarda, os emblemáticos septuagenários e octogenários líderes estão saindo de cena da direção das grandes matrizes eclesiásticas e não sabemos o que virá depois das despedidas ou jubilação desses que nos foram pastores de verdade.”
    A Paz.
    Iniciei este comentário com as palavras do autor do artigo. Amado irmão, alguns desse septuagenários e octogenário ou mesmo velha guarda disciplinavam a irmã pelo simples fato de ter cortado a PONTA do cabelo ou de ter andado de bicicleta, ou de ter mostrado o ombro e outros pecados.
    Alguns da velha guarda colocaram seu herdeiro no púlpito, sem chamada simplesmente pelo fato empregatício. Alguns deste filhos pastores herdeiro cometeram PECADOS ( sexuais, desvio de dinheiro…), e seus protetores (pais pastores) diante das conversões batiam no peito e declarava: ” Quem vai tirar meu filho, quem vai disciplinar, quero ver quem é o macho”.
    Alguns da velha guarda ainda usa o cargo da chamada com tirania para esconder seus desvio de conduta, dinheiro, sexo fora do casamento.
    Aquelas irmãs que foram disciplinadas, tiveram filhos que também foram chamados para o pastorado e viram que algo está errado. Se a Assembléia antiga ou a nova Assembléia. Alguém iniciou esta mudança.

  3. MESMO COM TODOS OS PROBLEMAS DO PASSADO, ERA MUITO MELHOR. A IGREJA TINHA MUITO FOGO, ERA INFLAMADA PELO ESPÍRITO. AGORA, PROCURANDO DEIXAR OS EXTREMISMOS, MANTERO O EQUILIBRIO, A AD DEIXOU ENTRAR MUITO MAIS DO QUE É PERMITIDO POR DEUS. ONDE ESTÃO OS ATALAIAS DE PLANTÃO? JESUS DISSE: “DORMINDO OS HOMENS, VEIO UM INIMIGO E SEMEEOU O JOIO.”

  4. Ainda temos tempo de nos arrependermos e voltar aos marcos antigos, da evangelização, da palavra, da oração e da simplicidade. Assembleia de Deus maquiada tem que cair por terra e assembleia de Deus verdadeira e genuína deve permanecer. Queremos um avivamento genuíno, mas pra isso temos que nos arrepender dos nossos pecados. Dar lugar a palavra de Deus e ser mudado em outro homem. O Espírito Santo quer operar, Deus quer nos conceder dos do Espírito. Então começando pelo altar, é hora de confessar os pecados e crer nas profecias que Deus usa seus vasos nós cultos. Precisamos nos arrepender e procurar o caminho do perdão. Deus quer santidade em nós, Sua Igreja!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News