spot_img
spot_img
24.6 C
Vila Velha

Teólogo Stanley Monroe Horton parte para a Eternidade

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.

Homem de conhecimento imensurável, mas igualmente simples e humilde

Teólogo Stanley Monroe Horton parte para a EternidadeDoutor Stanley Monroe Horton, 98, partiu para a Eternidade, sábado (12/7/14), em Maranatha Village, Springfield, Missouri (EUA).

Pastor de humildade e simplicidade notórias, embora de conhecimento teológico imensurável, escreveu inúmeros livros, alguns traduzidos e oferecidos pela CPAD.

Filho de Myrle Maio Fisher-Harry Samuel Horton, doutor Horton nasceu a 6 de maio de 1916, em Huntington Park, Califórnia. Seus avós maternos Elmer Kirk Fisher e Clara Daisy Sanford participaram do avivamento histórico da Rua Azusa em 1906.

Como uma criança da Rua Azusa, onde marcou presença em 2006, no Centenário Azuza (foto), conforme o superintendente-Geral das Assembleias de Deus nos EUA, pastor George O. Wood, serviu como “ponte que liga o renascimento Azusa até os dias atuais”.

Currículo

Doutor Horton recebeu formação educacional no Los Angeles City College (1935); Universidade da Califórnia-Berkeley (1937); Gordon College (agora Gordon-Conwell Theological Seminary) (1944.); Universidade de Harvard (1945); e Central Baptist Theological Seminary (1959).

Ele foi distinguido Professor Emérito da Bíblia e Teologia das Assembleis de Deus Theological Seminary, onde lecionou de 1978 a 1991. Antes disso, atuou como presidente do Departamento Bíblia no Colégio Central da Bíblia de 1948 a 1978 e como professor no Instituto Bíblico Metropolitano de 1945 a 1948.

Escreveu para as Assembleias de Deus nos Estados Unidos as lições bíblicas do currículo da Escola Dominical Professor Adulto, por mais de 25 anos.

Em 1980, serviu como presidente da Sociedade de Estudos Pentecostais. Após sua aposentadoria do ensino, em 1991, ocupou o cargo de editor-geral do Pentecostal Textbook Series/Logion Press, em Springfield até 2000.

Pastor Horton tem sido reconhecido como o primeiro-ministro Pentecostal teólogo. Um renomado estudioso e escritor, continuou a viajar pelo mundo por 25 países, como professor, até os seus 92 anos de idade.

Foi o autor de dezenas de livros, muitos dos quais foram traduzidos em vários idiomas, capítulos de livros e manuais publicados e mais de 250 artigos e resenhas de livros.

Também foi listado no Quem é Quem em Religião e Outstanding Educadores da América. Seus escritos têm aparecido em publicações tão diversas como no The Encyclopedia Americana e no Dicionário de pentecostais e movimentos carismáticos.

Atuou ainda como presidente da Comissão Editorial para A Bíblia Período Integral-Life e de sua revisão 2003, intitulada Vida na Bíblia de Estudo Espírito. Traduções estrangeiras geralmente referem-se a esta obra como A Bíblia Fogo.

Seu livro, O que a Bíblia diz sobre o Espírito Santo (Gospel Publishing House, 1976), tem sido o texto definitivo sobre o assunto em universidades e seminários ao redor do mundo.

Doutor Horton serviu de tradutor oficial de 1 e 2Coríntios de grego koiné ao vernáculo judaico messiânico moderno, para a Árvore da Vida da Bíblia, compromisso feito em cooperação com o Projeto Bíblia Messiânica.

Opinião

Doutor Robert Cooley, estudante de Horton no Instituto Central da Bíblia em 1949 e, posteriormente, seu colega na faculdade, comentou sobre Horton:

“Ele modelou estudos bíblicos que estavam praticamente aplicados. Então, se você ler o adulto trimestral por vinte e cinco anos, você pode ver que o material da aula surgiu de uma compreensão acadêmica da Escritura, mas foi muito prático. Foi a mesma coisa com seus artigos e outros livros, uma compreensão técnica do texto bíblico, mas de maneira notável de traduzir isso em um corpo de teologia aplicada. Este é o significado da sua vida, pois mantinha ótima maneira de fazer isso. Foi capaz de ir de uma teologia exegética para uma teologia aplicada”.

Fervor e compromisso

Sua vida de serviço tem sido caracterizada por uma combinação única de fervor pentecostal, compromisso com a erudição bíblica e caráter semelhante ao de Cristo.

Em 2010 foi homenageado como um “Legado Líder”, aquele que exibe “fidelidade bíblica veraz de mandato duradouro, por seu alto nível de confiança, mas sem nenhuma aparência de arrogância ou soberba; que aceita a responsabilidade de seu ministério e mostra o amor incondicional para aqueles que ele serve. Por ser persistente, tem uma visão que inclui sempre paixão evangelística e que toma decisões que irão beneficiar a igreja.

Contra a discriminação, em especial étnica, dizia que a “As Escrituras deixam claro que somos todos um em Cristo, e nós precisamos uns dos outros”.

Sempre compromissado com o sentimento de que seguir Cristo significa ser um “discípulo ao longo da vida”, Horton continuou a servir a Igreja já aos 90 anos de idade, nas Assembleias de Deus, por meio da Comissão Doutrinal, constituindo-se como conselheiro para os participantes de doutorado AGTS.

Fonte: Assemblies of God Theological Seminary – AGTS / Fronteira Final

- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News