spot_img
spot_img
24.4 C
Vila Velha

Padre Fábio de Melo excomungado da Igreja Católica?

EM FOCO

Paulo Pontes
Paulo Ponteshttps://www.searanews.com.br
Fundador e CEO da Seara News Comunicação, jornalista, cidadão vilavelhense, natural de Magé (RJ), pastor, teólogo (Teologia Pastoral e Catequética), presidente do Diretório da SBB-ES, autor do livro Você Tem Valor.

Católicos refutaram o padre Fábio de Melo e criticaram os cristãos protestantes.

Padre Fábio de Melo no programa “De Frente com Gabi” (SBT)Padre Fábio de Melo no programa “De Frente com Gabi” (SBT)

por Paulo Pontes

A participação do Padre Fábio de Melo no programa “De Frente com Gabi” (SBT), dia 19/01/2014 em que foi entrevistado pela Marília Gabriela sobre assuntos relacionados á Igreja. A entrevista teve grande repercussão, e gerou revolta em muitos católicos, inclusive alguns sugeriram, uma petição de ex-comunhão do sacerdote.

No site AVAAZ o autor da petição justifica: Tendo em vista grandes heresias ditas pelo padre Fabio de Melo, cremos que ele, não obstante tenha um curriculum acadêmico brilhante, não tenha qualificação para dar direção espiritual”.

O pedido foi fundamentando com a alegação de que o Padre Fábio de Melo nega a natureza divina da Igreja, ao dizer que: “Jesus não queria a Igreja, queria o Reino de Deus, mas a Igreja foi o que conseguimos dar a Ele”, com o tom de que a Igreja foi criação de homem e não de Jesus.

No blog Formando Informando Católicos, a polêmica continua. Comentando a atitude do padre, um usuário escreveu: “Não sei se ele será homem o suficiente pra sustentar o que disse e peitar a “igreja” em prol da verdade. Nenhuma igreja é detentora da verdade, a verdade é Jesus, e o padre em questão parece ter percebido isso, mas a pergunta é? Vai continuar firme e aceitar a excomunhão como um troféu e testemunho da verdade ou irá se acovardar e amar sua própria vida fazendo barganha com a verdade?”,

Outro usuário do blog comentou: “Realmente esse “padre” Fábio de Melo, é uma fraude dentro da Igreja Católica Apostólica Romana, é a maior catástrofe em forma de “padre”, a maior vergonha para nós católicos, se é que podemos chamá-lo assim, “padre”, que, aliás, de padre não tem nada…”. “Tem sido bastante assustador, constatar que vários “católicos” estão se comportando como verdadeiros “protestantes” em ATOS e PALAVRAS, estão indo contra todos os projetos de Deus, aceitando a difamação da Mãe de Deus, aceitando passivamente a heresia desse aproveitador!”

Padre Fábio de Melo no programa “De Frente com a Gabi” (SBT)Padre Fábio de Melo no programa “De Frente com Gabi” (SBT)

Ao que parece a Igreja Católica ficou muito preocupada com a repercussão da entrevista, talvez temendo um êxodo de fiéis para as igrejas protestantes. O site Amor Mariano procura refutar o padre Fábio de Melo e critica os cristãos protestantes, com trechos de uma vídeo-aula contra o protestantismo: “Se você quiser estudar a verdadeira história da Igreja, estude a vida dos santos”. “Sei que os protestantes não acreditam nisso, porque os protestantes não acreditam na Igreja. Querem acreditar só em Jesus, mas não acreditam na Igreja, eles acham que Igreja é invenção humana…”. A publicação também gerou vários comentários.

No Youtube, não foi diferente. O vídeo do programa “De Frente Com Gabi” com a entrevista com o Padre Fábio de Melo, exibido no domingo, 19/01/2014, gerou quase 300 comentários, e se tornou um grande debate que se formou entre católicos. Para uns, um padre, um católico exemplar. Para outros, um herege, cuja fala dá margem a muitas interpretações que prejudicam a ele mesmo.

Perseguido e criticado, para acabar de vez com as acusações e críticas impiedosas, três dias após a exibição do programa, o padre Fábio de Melo pede desculpas através de uma carta que publicou em seu site (fabiodemelo.com.br), dizendo que este é um momento “sofrido”.

“Eu assumo que errei ao usar a expressão. Eu não estava numa sala de aula, lugar onde a Ortodoxia convive bem com a dialética. Não considerei que muitos telespectadores poderiam não entender o contexto da comparação. E por isso peço desculpas. E junto às desculpas, faço minha retratação. Nunca tive problema em assumir meus equívocos”, disse o padre.

Finalizou agradecendo as preces dos que o acompanham “neste tempo tão sofrido”.

Assista ao vídeo:

[youtube width=”620″ height=”349″]https://www.youtube.com/watch?v=fpOy7kKzWdI[/youtube]

Leia na íntegra a carta do padre:

Palavras de Padre Fábio de Melo

Queridos amigos,

Em virtude da polêmica que envolveu minha fidelidade à Ortodoxia Católica, venho esclarecer alguns pontos.

Em nenhum momento da minha vida atentei contra a sacralidade da Igreja Católica Apostólica Romana. Sou Mestre em Teologia Dogmática e zelo muito para que minha pregação esteja de acordo com os ensinamentos da Igreja. Este é o credo que professo: “Creio na Santa Igreja Católica Una, Santa, Católica e Apostólica.” Nunca inventei uma crença particular, ou um modo diferente de compreender esta profissão de fé.

A expressão que usei no programa de “De frente com Gabi”, “Jesus queria o Reino de Deus, mas nós demos a Ele a Igreja” é uma expressão muito usada nos bastidores acadêmicos que frequentei em minha vida, e está distante da proposta herética que ela já representou em outros tempos. O significado evoluiu.

Nossa Fundação é Santa, pois fomos instituídos pelo Cristo. “A Igreja é um corpo, em que nós somos os membros e Jesus Cristo é a cabeça (Col 1,18; I Cor 12,27). Na cabeça o Reino já está estabelecido. Em Cristo, o Reino já está plenamente manifestado. Mas os membros do corpo ainda estão no contexto da busca, pois continuamos arrastando as consequências adâmicas do nosso pecado. E por isto, mesmo que em Cristo o Reino já esteja plenamente manifestado, em nós, Igreja, povo de Deus, ele continua sendo a meta que nunca deixamos de buscar.

O Concílio Vaticano II, através de sua Constituição Dogmática Lumen Gentium, enfatizou que a Igreja é povo de Deus. O povo é errante, pois apesar de estar mergulhado nas graças do batismo, ainda sofre as consequências da fragilidade que o pecado lhe deixou. O mesmo Concílio declarou “O Reino de Cristo já presente em mistério, cresce visivelmente no mundo pelo poder de Deus…” (LG 3).

Presente em mistério. Isto é, cabe a nós, membros deste corpo, apressar a sua chegada. A Igreja é triunfante, mas também é peregrina, penitente, pois que carrega em sua carne a fragilidade de seus membros.

Sim, a Igreja é santa, mas comporta em seu seio os pecadores que somos nós. E por isso dizemos, também com o perigo da imprecisão teológica: “A Igreja é Santa e pecadora”. Bento XVI sugeriu modificar a expressão. “A Igreja é Santa, mas há pecado na Igreja”. Notem que ele salvaguarda a santidade na essência.

Mas o pecado existe na Igreja. Por isto rezamos nas liturgias diárias pelo Santo Padre, pelos bispos, pelo clero, pelo povo de Deus. Clamamos por purificação, luzes em nossas decisões, pois sabemos que é missão do Espírito encaminhar na terra a Igreja que ainda não é Reino de Deus (porque maculada pelos nossos pecados), e que ao Cristo damos diariamente. Mas nós caminhamos na esperança. Sabemos que um dia todas as partes do corpo estarão agindo em perfeita harmonia com a cabeça. Seremos a “Jerusalém Celeste”.

Eu assumo que errei ao usar a expressão. Eu não estava numa sala de aula, lugar onde a Ortodoxia convive bem com a dialética. Não considerei que muitos telespectadores poderiam não entender o contexto da comparação. E por isso peço desculpas. E junto às desculpas, faço minha retratação. Nunca tive problema em assumir meus equívocos. Usei uma expressão que carece ser contextualizada com outras explicações, para que não pareça irresponsável, nem tampouco herética.

Repito. Eu não nego nem neguei a definição dogmática expressa na Lumem Gentium, Número 5.

“O mistério da santa Igreja manifesta-se na sua fundação. O Senhor Jesus deu início à Sua Igreja pregando a boa nova do advento do Reino de Deus prometido desde há séculos nas Escrituras: «cumpriu-se o tempo, o Reino de Deus está próximo» (Mc. 1,15; cfr. Mt. 4,17). Este Reino manifesta-se na palavra, nas obras e na presença de Cristo. A palavra do Senhor compara-se à semente lançada ao campo (Mc. 4,14): aqueles que a ouvem com fé e entram a fazer parte do pequeno rebanho de Cristo (Luc. 12,32), já receberam o Reino; depois, por força própria, a semente germina e cresce até ao tempo da messe (cfr. Mc. 4, 26-29). Também os milagres de Jesus comprovam que já chegou à terra o Reino: «Se lanço fora os demónios com o poder de Deus, é que chegou a vós o Reino de Deus» (Luc. 11,20; cfr. Mt. 12,28). Mas este Reino manifesta-se sobretudo na própria pessoa de Cristo, Filho de Deus e Filho do homem, que veio «para servir e dar a sua vida em redenção por muitos» (Mt. 10,45).”

E quando Jesus, tendo sofrido pelos homens a morte da cruz, ressuscitou, apareceu como Senhor e Cristo e sacerdote eterno (cfr. Act. 2,36; Hebr. 5,6; 7, 17-21) e derramou sobre os discípulos o Espírito prometido pelo Pai (cfr. Act. 2,33). Pelo que a Igreja, enriquecida com os dons do seu fundador e guardando fielmente os seus preceitos de caridade, de humildade e de abnegação, recebe a missão de anunciar e instaurar o Reino de Cristo e de Deus em todos os povos, e constitui o germe e o princípio deste mesmo Reino na terra. Enquanto vai crescendo, suspira pela consumação do Reino e espera e deseja juntar-se ao seu Rei na glória.”

Agradeço pela prece dos que me acompanharam neste momento tão sofrido.

Com minha benção,

Padre Fábio de Melo.

Tire suas conclusões.

Paulo Roberto Pontes
_______________________________________

Obs.: É permitido a cópia para republicações, desde que cite o autor e as respectivas fontes principais e intermediárias, inclusive o Seara News informando o link www.searanews.com.br. Mais informações em nossa página:Jurídico”.
- Publicidade -

LEIA MAIS...

9 COMENTÁRIOS

  1. COMO EXISTEM PESSOAS APROVEITADORAS, OPORTUNISTAS E DO MAL NESTE MUNDO, SENHOR! O PE FÁBIO É UM DOS SERES HUMANOS MAIS HUMANO QUE EXISTE. É UM SER ILUMINADO, TRANSPARENTE… UM VERDADEIRO FILHO DE DEUS. ESSAS PESSOINHAS INVEJOSAS DE MENTES E CONSCIÊNCIA POLUÍDAS SÃO CAPAZES DE DESTRUIR TODA UMA VIDA VOLTADA AO BEM, AO ATENDIMENTO AOS MAIS NECESSITADOS, À HUMILDADE, À FÉ, À PALAVRA VERDADEIRA. ASSIM COMO O PAPA FRANCISCO QUE É A HUMILDADE EM PESSOA, CARISMÁTICO, PREOCUPADO SEMPRE COM O OUTRO, PRINCIPALMENTE COM O MARGINALIZADO. …É UM VERDADEIRO SANTO EVOLUÍDO…. E NESSA MESMA LINHA SEGUE O PE FÁBIO. COMO DIZ PAPA FRANCISCO, ESTÁ NA HORA DE OS PADRES IREM ATÉ O POVO.. NÁO MAIS ESPERAR … É CHEGADA A HORA DE DEIXAR A SUPERIORIDADE DE LADO E FICAR À DISPOSIÇÃO DO POVO… ESSA É A VERDADEIRA MISSÃO. A ESSES QUE NÃO TÊM MAIS NADA O QUE FAZER A NÃO SER INTERPRETAR MAL AS PALAVRAS DAS PESSOAS QUE FALAM A VERDADE PORQUE ENTENDEM, ESTUDAM, EVOLUEM…. VÃO REZAR PARA QUE O DIVINO ESPÍRITO SANTO OS ILUMINE E ENTENDAM DE UMA VEZ POR TODAS QUE A INVEJA, O MAL QUERER, A VAIDADE, O NÃO ACEITAR QUE O OUTRO SABE MAIS E VIVE SEGUINDO AS PALAVRAS E EXEMPLO DE DEUS…. ESSAS PESSOAS SÃO IGUAIS A CEBOLAS… DEBAIXO DE MUITAS CASCAS SÓ ENCONTRAMOS O VAZIO E ESSE VAZIO É O MESMO QUE TOMAR VENENO E ESPERAR QUE A OUTRA PESSOA MORRA.

    SOU IRMÃ DE PADRE (FALECIDO POR CAUSA DE CÂNCER) E ASSIM SENDO NÃO FALO AQUI SOMENTE DE PESSOAS COMUNS, FALO MUITO MAIS DE MUITOS PADRES QUE CONTINUAM NA IDADE DA PEDRA. A HISTÓRIA NÃO É ESTÁTICA. SEMPRE É RECOMEÇO. NOSSA SENHORA, A VIRGEM MARIA É INTERCESSORA, PODEROSA E ADMIRÁVEL DEVE ESTAR PREOCUPADA COM ESSES FOFOQUEIROS DE PLANTÃO.

    FAÇAM UM FAVOR A SI PRÓPRIOS… PORQUE CHIQUE MESMO É SER DO BEM E NÃO DESEJAR O QUE NÃO NOS PERTENCE.

    PE FÁBIO EXCOMUNGADO? FALA SÉRIO… MUITO DEVEM SER EXCOMUNGADOS ANTES DELE….

    TENHO DITO.

    OBRIGADA

    ROSÁLIA

    PE FÁBIO… NAS HORAS QUE MAIS PRECISEI E PRECISO, FOSTE E ÉS UM ANJO EM MINHA VIDA. CONTINUE ASSIM: SERENO, SINCERO, SÉRIO NO QUE SE REFERE AOS ENSINAMENTOS DE DEUS, PASSIFICADOR, HUMILDE, CARISMÁTICO, COM A PALAVRA CERTA NA HORA CERTA, CANTANDO A VIDA BEM VIVIDA E… SENDO DESSE JEITO… PASSANDO PARA NÓS A PAZ.

    • Padre Fábio, estaremos rezando por você. O São Padre Pio sofreu perseguição, como muitos outros Padres / Santos Padres e no fim deu tudo certo. Jesus é contigo. Forte Abraço.

  2. Irmãos safados que tem inveja do Padre Fábio de Melo, Fraude são esses desocupados que não tem nada o que fazer, e sai inventando coisas dos outros… catástrofe dentro da nossa igreja são os invejosos que só querem ver o mal do próximo dentro da própria igreja católica… Respeito muito o Padre Fabio de Melo… é um ser abençoado por Deus, veio ao mundo para ensinar as boas novas… e creio que ele vencerá essas adversidades… e provações.

  3. AS VEZES ATE ME PERGUNTO PQ A DEPRESSÃO DO PADRE MARCELO ROSSI, QUEREM MAIS UM PADRE COM DEPRESSÃO? SOU CATÓLICA MAS DIANTE DE TANTA COISA QUE O VATICANO APROVA FICO QUERENDO SER MESMO E ATEÍSTA

  4. Bom dia !!!, admiro muito o Padre Fábio de Melo, o qual tenho muito respeito.

    Gostaria de lembrar que a princípio, somos todos Cristãos, e que bandeiras de igrejas não nos levarão à lugar nenhum, ou alguém aqui acha que no céu serão separados os católicos dos protestantes; o povo deve sim parar de se deixar enganar, por pessoas que detém de muito conhecimento bíblico, porém não possuem inspiração divina para expressar através da palavra de Deus todo o amor que Ele tem por nós, pra isso acontecer, devem abrir o coração para o Espírito Santo, por que a própria bíblia diz ” … letra mata, mas o que vivifica é o Espírito… ”, Deus nos quer como irmãos, unidos, sem esse maldito jugo, que tem separado as pessoas em todo o mundo, portanto vamos todos viver como irmãos que somos, nos amando e nos respeitando, para que possamos dar esse testemunho de amor e paz em nossas vidas.
    Estamos iguais à partidos políticos, nos acusando, nos odiando, porfiando por um sentimento que nem ao menos sabemos definir.

    E quanto aos padres, pastores, bispos e todos que detém de posições conceituadas nas instituições religiosas, digo-vos; que trabalhem pra Deus, cuidem das ovelhas de Deus com amor, façam a obra para a qual foram chamados com amor, pois Deus nos céus está observando todos os seus passos.

    Amo a igreja de Deus, da qual não faço alusão à diferenças, sabendo que onde estiver dois ou três reunidos no propósito de Cristo, ali Ele estará também.

    Que Deus na grandeza do seu amor, possa abençoar à todos nós !!!

    Edilson Filho
    Manaus / AM

  5. Não precisamos de Padre desse tipo. Deveriam ser todos excomungados.
    Acorda Papa Francisco!
    Feliz por ser Católica Apostólica Romana!
    Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News